"Yoga usa o corpo - o recipiente - para tocar o conteúdo - a alma". B. K. S. Iyengar

O que é o Hatha Yoga?

O Yoga é uma arte de escuta e observação. Um caminho de transformação, contemplação e autoconhecimento. Trata-se de um complexo sistema de práticas, técnicas e estudos que visam o descondicionamento do ser humano, conduzindo-o no sentido da mais elevada expressão de si mesmo.

O Yoga como é conhecido largamente no ocidente aponta para uma atividade corporal. A este ramo do Yoga que tem como pano de fundo o corpo, a respiração e o movimento deu-se o nome de Hatha Yoga.

A palavra que se aproxima do entendimento da prática de Hatha Yoga é "explorar". Explorar e experimentar em ambiente seguro as mais variadas manifestações mentais, físicas, psicológicas e emocionais que ocorrem incessantemente em cada um de nós. O gradual e natural aumento de consciência corporal que ocorre com a prática traz consigo o entendimento de que tudo está num fluxo de constante mudança, que nós enquanto seres humanos somos também essa mudança e que temos por esse motivo a possibilidade de nos reconhecermos a cada dia como algo não cristalizado; novo, fresco e disponível.

A prática

Através de posturas (asanas), técnicas de respiração (pranayama) e a combinação entre movimento e respiração cria-se espaço. Esse espaço é puro potencial e nele é possível reconhecer presença - Aqui e Agora EU SOU!

Cultivando curiosidade e interesse no reconhecimento de quem somos, em cada postura e a cada respiração surge a possibilidade de criar uma atitude interna de abertura e recetividade. Geram-se, assim, condições que permitem e convidam a rendermo-nos ao eterno momento presente e nos conduzem a um estado de gratidão e quietude.

A prática regular e prolongada de Hatha Yoga abre portas para o reconhecimento do melhor que reside em cada um de nós; a manifestação da divindade que somos e que dá vida a tudo o que existe. Através da libertação da escravidão dos caprichos da mente podemos direcionar cada aspeto das nossas vidas.

Porque iniciamos esta viagem? A quem se destina? Quais os benefícios da prática?

O ponto de partida ou a motivação de cada pessoa para iniciar a prática do Yoga é muito pessoal e diferenciada. Poderá ser para melhorar algum aspeto da nossa saúde, para viver a saúde num contexto holístico, para desintoxicar e purificar o corpo, para relaxar, aliviar stress e tensão, para abrandar, acalmar, para nos sintonizarmos com o silêncio, paz e força interiores, para elevar a nossa consciência e encontrarmos níveis mais elevados de liberdade...

Qualquer que seja a motivação, qualquer que seja o nosso ponto de partida, esse lugar é absolutamente correcto, é puro potencial. Se formos sérios e nos entregarmos à prática podemos confiar que o Yoga faz o seu trabalho.